Pobre Engenheiro Sousa Veloso!

0
1590

JOÃO FILIPE PEREIRA

Parece que a televisão nacional tem um novo programa de agricultura, em pleno horário nobre. O Engenheiro Sousa Veloso daria voltas no túmulo com o ‘reality show’ da TVI.

O assunto não é novo. Há anos que a receita é a mesma e parece que funciona. Porém, não podemos de olhar de onde viemos, por onde caminhamos e para onde vamos. Neste exercício, lembrei-me de Sousa Veloso.

O engenheiro agrónomo que apresentou durante 31 anos o programa “TV Rural” na RTP era uma figura icónica no que respeitava ao conhecimento da agricultura. Já no ‘show’ televisivo agora emitido, nem existem conhecimentos agrícolas nem figuras icónicas que mereçam mais de alguns segundos de observação.

Se “A Quinta” – assim se chama este programa televisivo do canal 4 – é o melhor que há para oferecer no respeita a ensinamentos sobre a vida rural aos parolos da capital, então bem que podemos seguir de volta para Fátima ou para o futebol. Sob uma falsa capa de um programa familiar e cultural onde os participantes executam tarefas diárias para cuidar de uma quinta, o ‘reality show’ promove a perda de valores, as traições, as brigas e os conflitos.

As diferenças com o antigamente são abismais. Na memória dos portugueses ficará sempre a forma como o engenheiro Sousa Veloso terminava cada edição do formato televisivo que o tornou conhecido: “Despeço-me com amizade até ao próximo programa”. Foi também o primeiro apresentador português de televisão a nomear, no final de cada reportagem, os técnicos com quem tinha trabalhado. Valores!

Andam agora a promover os maus valores para ganhar uns trocados.

Aliás, o convite para a apresentação do programa “TV Rural” partiu do Ministério da Agricultura, que pretendia um programa televisivo que abordasse temas relacionados com a agricultura, tal como existia em vários outros países europeus.

Quanto ao programa dos tempos modernos – se tivesse que apostar –, diria que deverá ter sido ideia de uma classe política que pretende uma estupidificação geral do povo português.

Haverá mais diferenças que provam que a mera ideia deste escriba em comparar o “TV Rural” com “A Quinta” é meramente idiota. Os agricultores tinham voz no “TV Rural” que, durante três décadas, correu o País, com Sousa Veloso a apresentar o programa nos mais variados cenários naturais.

Já “A Quinta” dá a voz a supostos famosos, cujo mérito de alguns é facilmente contestado, num falso cenário rural, com a apresentação de sempre.

Como podemos criticar as frases sagazes de Arnaldo Matos, fundador do PCTP/MRPP? 

COMPARTILHAR