Sobre o eclipse neuronal de Ana Sousa Dias

Sobre o eclipse neuronal de Ana Sousa Dias

0 1007

MANUEL SILVEIRA DA CUNHA

Não podemos deixar de fazer uma breve nota sobre um artigo absolutamente tonto e irresponsável de Ana Sousa Dias sobre os óculos “azuis e vermelhos” para ver o eclipse de Sexta-feira passada.

Sabemos que o ‘Diário de Notícias’ não prima pela escolha de escribas, como tão bem atestam os inenarráveis artista Bastos, o soarista Fernandes ou a inefável Câncio. Mas numa prosa leviana e desgovernada, sem sequer pensar uma vez, não pedimos sequer duas vezes, a senhora Sousa Dias escrevia que tinha de arranjar uns óculos daqueles velhos azuis e vermelhos que devem andar pelas gavetas da sua casinha, para poder ver o eclipse! Ora, já percebemos, a Ana Dias está a pensar nuns óculos de celofane que permitiam ver os filmes a três dimensões.

É caso para dizer: cara amiga Dias, se quiser ficar cega que ponha os tais óculos. Pelo teor do artigo vê-se que a cegueira de inteligência é já basta e cada um toma a que quer, a cegueira concreta seria apenas mais um passo na obscuridade que não lhe desejamos. Mas induzir outros que tomam o secular DN por sacrossanto, pobres iludidos, e lá vão buscar os ditos óculos para procurar o eclipse e ficar cegos, que os ditos cujos não reduzem em quase nada a intensidade da luz do Sol, é gravíssimo, é leviano, é criminoso. Não há naquele jornal um “desk”, já que editores parece que desapareceram há muito, que alerte a dita cuja senhora para a alegre, mas altamente irresponsável, patetice daquele artigo? A pensar no número de erros gramaticais e ortográficos do centenário DN é caso para dizer que não. Uma vergonha.

ARTIGOS SIMILARES