Agenda MIL para 2015

Agenda MIL para 2015

0 803
RENATO EPIFÂNIOAgora que estamos prestes a terminar mais um ano, mais do que olhar para trás e saborear o alcançado, importa olhar para a frente e antecipar o muito que aí vem…

Assim, nos primeiros meses de 2015, há ainda uma série de sessões de apresentação do décimo quarto número da revista “Nova Águia”. Isto enquanto se prepara já o décimo quinto número, que, tal como o anterior, terá um tema duplo: o centenário da revista “Orpheu” e da “Arte de Ser Português”, de Teixeira de Pascoaes.

O número será lançado no dia 25 de Março, no Palácio da Independência, em Lisboa, no âmbito de um Colóquio promovido pelo Instituto de Filosofia Luso-Brasileira, sobre “A Obra e o Pensamento de Ariano Suassuna”. Na sessão, lançar-se-á ainda mais um título da Colecção “Nova Águia”, sobre o Pensamento de Eudoro de Sousa.

Na semana seguinte, na Sociedade de Geografia de Lisboa, no dia 1 de Abril, realizar-se-á (é mesmo verdade…) o III Congresso da Cidadania Lusófona, desta vez sobre “A Importância das Diásporas”, uma vez mais coordenado pelo MIL: Movimento Internacional Lusófono, no âmbito da PASC: Plataforma de Associações da Sociedade Civil.

Na sessão, entregar-se-á mais um Prémio MIL Personalidade Lusófona: desta vez ao brasileiro Gilvan Müller de Oliveira, até há pouco tempo responsável pelo Instituto Internacional de Língua Portuguesa.

Ainda em Abril, nos dias 13 e 14, decorrerá, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, a segunda sessão do Congresso Internacional de Língua Portuguesa “Filosofia e Poesia”, cuja primeira sessão se realizou na Universidade de São Paulo, entre os dias 9 e 12 de Dezembro, no âmbito do qual apresentámos a revista “Nova Águia”, no Museu de Língua Portuguesa.

O ano de 2015 será, porém, por excelência, o ano do portuense Sampaio Bruno, “fundador da filosofia portuguesa”, no qualificado dizer de Álvaro Ribeiro. Cem anos após o seu falecimento, será ele a figura em maior destaque no décimo sexto número da “Nova Águia”, a ser lançando no dia 15 de Outubro, data do quinto aniversário do MIL.

No mês seguinte, realizar-se-á – na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, no Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa e na Biblioteca Pública Municipal do Porto –, um grande Congresso sobre o seu Pensamento, que reunirá os maiores especialistas na obra brunina.

Já em Janeiro, no dia 31, por iniciativa do MILNorte, coordenado por José Almeida, iniciar-se-á um Ciclo de Tertúlias, de periodicidade mensal, a decorrer no Ateneu Comercial do Porto, sempre aos Sábados à tarde, que reunirá como oradores Paulo Samuel, Pedro Sinde, Henrique Manuel Pereira, Joaquim Domingues, Paulo Borges, José Marques, Edward Luiz Ayres d’Abreu, Carlos Aurélio, Rodrigo Sobral Cunha e nós próprios. Decerto, uma excelsa iniciativa para redinamizar o Ateneu Comercial do Porto e, sobretudo, exaltar esse nome maior da Filosofia Lusófona (ver programa: novaaguia.blogspot.com).