Interstellar

Interstellar

0 626
Os Nolan em odisseia pelo espaço

PAULO FERRERO 

Mais coisa menos coisa, “Interstellar”, que marca o regresso de Christopher Nolan e do mano mais novo, Jonathan, autores do fabuloso e originalíssimo “Memento” (2000), vale por ser uma boa homenagem ao filme dos filmes de ficção científica (pelo menos), que dá pelo nome de “2001: Odisseia no Espaço” (1968), de mestre Kubrick. Só por isso vale o bilhete e as suas quase três horas.

Pelo menos na parte que toca à acção no espaço (expurgadas do caricato das cenas e da personagem de Matt Damon, dignas das comédias loucas de Leslie Nielsen – e não falo em Michael Caine por respeito…), que está lá toda: o desenho das naves, o incontornável do computador de bordo, a simbologia do célebre monólito, a travessia de buracos negros e galáxias, a relatividade do tempo e do espaço, etc.

Já a preparação da “coisa” no planeta Terra e a história de amor de “Interstellar” deixam bastante a desejar e não são para aqui chamadas.

Já a preparação da “coisa” no planeta Terra e a história de amor de “Interstellar” deixam bastante a desejar e não são para aqui chamadas.

E vale também pela exploração espacial e poética, ainda que aos ziguezagues (o que é habitual nos irmãos Nolan) e apesar de se tentar mostrar um filme cerebral e científico (tem consultoria do físico Kip Thorne).

O pior é que a tese vai sendo construída e transmitida atabalhoadamente e confusa (talvez tivesse sido bom ir espalhando uns ‘post-it’ aqui e ali) pelo que atrapalha e muito, desde logo o próprio filme.

Visualmente assombroso, neste filme há de novo lugar ao “céu” que desaba sobre Christopher Nolan (foram os arranha-céus, em “Inception”, agora são as ondas), sendo que o momento mais conseguido é a cena, decalcada do apagão a HAL, em que pai e filha coincidem no tempo e no espaço, separados por uma teimosa estante do conhecimento.

A música de Hans Zimmer (quem mais?) vale outro tanto de “Interstellar”. Isso e McConaughey e a Chastain, claro, dois actores extraordinários e que já têm o mundo a seus pés.

  • Título original: Interstellar
  • Realização: Christopher Nolan
  • Com: Matthew McConaughey, Anne Hathaway, Jessica Chastain, Wes Bentley, Michael Caine, Casey Affleck, Matt Damon
  • EUA/GB, 2014, 169 min.
  • Estreia: 6 de Novembro de 2014.

 

ARTIGOS SIMILARES