Jersey Boys

Jersey Boys

0 1648
O regresso aos ‘sixties’

Nota prévia: não deixa de ser irónico que os braços-abertos com que Clint Eastwood – o realizador, não o actor – tem sido recebido pela crítica desde há uns anos a esta parte, se devam à inquestionável excelência de “Bird” (1988), um ‘biopic’ musical, dramático e escuro como breu (não fosse ele sobre o saxofonista Charlie Parker), aquele que foi um soco no estômago em quem se habituara a ver apenas em Eastwood, erradamente, o ‘cowboy’ solitário e o polícia-vigilante de uma América hiperconservadora (a mesma crítica que o ignorara, por sinal, noutro musical belo e desencantado de nome “A Última Canção”, seis anos antes).

“Jersey Boys” é um musical à anos 50-60, que vale essencialmente por resgatar a história e as canções dos Four Seasons – mais estas do que aquela, que aqueloutra anda algo perdida no ziguezague (propositado?) de Eastwood entre o afinar do retrato de uma época (os valores tradicionais, os cenários, o vestuário, etc.) e a inevitável ‘charge’ à máfia scorseseana –, da memória dos septuagenários que as viram, ouviram e dançaram em tempo real, pela voz inconfundível de Frankie Valli. Neste particular, o filme perde dramaticamente, por exemplo, com “Bobby Darin – O Amor é Eterno”, de Kevin Spacey, pese haja momentos dramáticos muito bons – veja-se a cena de Valli com a filha, Francine, no ‘snack-bar’.

No resto, “Jersey Boys” aspirará a clássico mas não chega lá, e que não se culpe a caracterização horrorosa das personagens já idosas. Elogie-se, sim, Eastwood por ter sabido filmar as músicas e as canções sem recorrer aos tiques do videoclip, optando pela tradição (não, ele não é bota-de-elástico), e por aquele assombroso ‘grand finale’ à “Weste Side Story”, filmado em plano-sequência a partir dos quatro amigos entoando uma canção debaixo de um candeeiro de rua, como se estivessem em palco.

  • Título original: Jersey Boys
  • Realização: Clint Eastwood
  • Com: Christopher Walken, Erich Bergen, John Lloyd Young, Kathrine Narducci, Lou Volpe, Michael Lomenda, Steve Schirripa, Vincent Piazza
  • EUA, 2014, 134 min.
  • Estreia: 18 de Setembro de 2014.

ARTIGOS SIMILARES