A vida plural de Fernando Pessoa

A vida plural de Fernando Pessoa

0 992

JOSÉ ALMEIDA

O nome de Ángel Crespo torna-se incontornável quando nos referimos à cultura espanhola da segunda metade do século XX. Poeta da famosa “Geração de Cinquenta”, foi tradutor de autores como Dante, Petrarca e Fernando Pessoa, tendo sido também um brilhante ensaísta, ocupando-se de questões ligadas à literatura, poesia e a cultura ocidental.

Em 1988, destacou-se no âmbito dos estudos pessoanos ao publicar “La vida plural de Fernando Pessoa”, uma revolucionária biografia do nosso poeta-filósofo, publicada em Espanha e traduzida para o português, italiano, alemão e neerlandês.

A permanente actualidade de “La vida plural de Fernando Pessoa”, não obstante os enormes avanços alcançados nas últimas duas décadas ao nível dos estudos pessoanos, levou a editora italiana Bietti a apostar numa segunda edição italiana desta obra.

Publicada na colecção l’Archeometro, dirigida por Andrea Scarabelli, esta biografia de Fernando Pessoa junta-se assim a outros títulos como “Un’altra modernità” de David Bigalli, “Carta da Visita” de Ezra Pound, “Il Domenicano bianco” de Gustav Meyrink, “L’impero antimoderno” de Giorgio Galli, “J. R. R. Tolkien” de Stefano Giuliano, “Salazar e la rivoluzione in Portogallo” de Mircea Eliade, “L’agonia dell’Occidente” de Emil Cioran, entre outros.

Tal como nos indica o título desta obra, a forma como Ángel Crespo abordou a complexa biografia de Fernando Pessoa foi plural, aberta e descomplexada. O trabalho do autor espanhol constitui um monumento à integridade e honestidade intelectual. Dois valores que, não tão raras vezes, escasseiam junto dos chamados pessoanos.

Crespo procurou, tanto quanto possível, mostrar as múltiplas faces de um dos autores mais complexos, senão o mais complexo, do século XX. O seu sucesso traduziu-se numa das mais completas e intemporais biografias de Fernando Pessoa.

O organizador desta nova edição italiana foi, uma vez mais, Brunello Natalle De Cusatis, insigne lusitanista e afamado investigador, autor e organizador de obras como “Fernando Pessoa: Scritti di Sociologia e Teoria Politica” (Settimo Sigillo, Roma 1994), “Fernando Pessoa: Politica e profezia. Apppunti e frammenti 1910-1935” (Antonio Pellicani Editore, Roma 1996), ou “Fernando Pessoa: Economia & commercio. Impresa, monopolio, libertà” (Ideazione Editrice, Roma 2000), tendo ainda publicado entre nós o ensaio “Esoterismo, Mitogenia e Realismo Político em Fernando Pessoa” (Edições Caixotim, Porto 2005).

O conjunto das centenas de notas e textos apêndices acrescentados a esta obra constitui, em boa verdade, uma segunda obra que completa e integra alguns aspectos e pormenores deixados em aberto por Ángel Crespo em 1988. Um trabalho minucioso que torna este livro numa das mais importantes publicações pessoanas dos últimos tempos.

“La vita plurale di Fernado Pessoa” foi já apresentada no Sul do Brasil e em Itália, onde tem vindo a receber excelentes críticas por parte da Imprensa. O jornal “Il Manifesto”, por exemplo, colocou esta nova edição do livro de Ángel Crespo na lista dos vinte e quatro livros publicados em 2014 de leitura obrigatória.

Outro diário italiano, “La Stampa”, dedicou uma página inteira a esta recente reedição, destacando três aspectos indissociáveis do “homem as mil vidas”: a política, a poesia e a magia.

A publicação mensal “Il Borghese”, tal como a plataforma informativa digital “Barbadillo”, também publicou uma larga e interessante recensão que evidencia bem o interesse que o autor português desperta junto do público italiano.

Devidamente actualizado e amplamente alargado pelo organizador da obra, a reedição “La vita plurale di Fernado Pessoa” de Ángel Crespo constitui, presentemente, a mais actual publicação biográfica dedicada ao autor da “Mensagem”.

Indispensável a quem estuda a fundo este autor português, o volume por nós apresentado assume uma importância determinante no âmbito dos estudos pessoanos, impondo-se assim, de modo urgente, a sua tradução e respectiva edição em língua portuguesa.

Resumo da visualização geral
Livro

ARTIGOS SIMILARES