O mau relacionamento entre a Sonangol e as companhias petrolíferas multinacionais que operam em Angola foi o pretexto do Presidente João Lourenço para pôr fim à gestão do clã dos Santos na “galinha dos ovos de ouro” do país....

Americanos apoiam mudanças em Luanda

O mau relacionamento entre a Sonangol e as companhias petrolíferas multinacionais que operam em Angola foi o pretexto do Presidente João Lourenço para pôr...

Rosa murcha: Costa tenta sobreviver à hecatombe dos socialistas europeus

Paulo Costa Pereira As nuvens negras não param de se concentrar sobre o palácio de São Bento. António Costa sabe certamente que, enquanto primeiro-ministro de...

Portugal enxovalhado em Angola

Por mais que o Presidente da República queira dourar a pílula, a sua recente passagem por Luanda, onde foi participar na cerimónia de posse do novo tiranete angolano, não poderá considerar-se gloriosa.

Visões opostas da Europa dividem geringonça

A proposta do presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, de criação do cargo de ministro europeu da Economia e Finanças dividiu por completo a geringonça, deixando o PS isolado na sua visão europeísta que PCP e Bloco rejeitam.

Fome, diamantes e contas em bancos estrangeiros

Os regimes de tirania comunista que se instalaram nas duas principais ex-províncias portuguesas em África deixaram um legado de corrupção, cleptocracia e desleixo que se mede por contrastes chocantes: ao lado da exibição de riqueza mais boçal, os sintomas da miséria mais pungente.

Lusofonia: Denúncias no Comité Central deixam Frelimo de rastos

O ambiente de cortar à faca no órgão supremo do partido no poder em Moçambique desde 1975 obrigou a que a última reunião decorresse à porta fechada. Mas o que lá aconteceu acabou por transpirar…

Nova mina de diamantes em Angola vale 31,3 mil milhões

A companhia diamantífera estatal angolana, Endiama, e a empresa russa Alrosa assinaram na passada semana, em Luanda, um contrato de investimento relativo ao projecto mineiro do Luaxe. O protocolo estipula os passos a dar com vista à constituição da empresa que vai explorar o Luaxe, cujo estudo de viabilidade técnica está já a ser elaborado.

Caos no Brasil e na Venezuela deixam portugueses em perigo

A convulsão por que passam o Brasil e a Venezuela – onde temos enormes colónias de emigrantes – estão a deixar muito preocupados os portugueses. Só do lado do Executivo da ‘geringonça’ é que o silêncio parece ser a regra, mesmo quando se começam a perder vidas e propriedades.

Moçambique: a penosa metamorfose da Frelimo

Ao fim de 42 anos de poder absoluto, a Frelimo é forçada a aceitar o pluralismo político. Do velho partido maoísta e anti-português já pouco resta – a não ser os tiques ditatoriais de quem tudo quer e tudo manda.

Galiza cada vez mais perto de Portugal

A Junta da Galiza vai começar a introduzir paulatinamente a Língua Portuguesa na educação secundária daquela Região Autónoma de Espanha. A cooperação económica vai também ser aprofundada.