Um Rio de atractivos

0
739

Os trunfos do Rio de Janeiro, para continuar a ser o Estado de maior repercussão na vida brasileira, são os sectores cultural, histórico e religioso, além de suas belezas naturais. Vale pelo conjunto que forma de maneira tão marcante e inquestionável.

São Paulo tem o mais importante museu de arte do Brasil, o Assis Chateaubriand, MASP; e Minas, o da Inconfidência; Bahia, o Carlos Costa Pinto. Mas o Rio tem o mais visitado, que é o Museu Imperial, de Petrópolis; o Museu Nacional de Belas Artes, o Histórico e o Nacional; o mais importante Museu de Arte Moderna; o do Amanhã; o Rio Mar. Todos de nível internacional. Há ainda a Biblioteca Nacional, talvez a mais importante da América Latina, com o acervo de vinte mil volumes trazidos por D João VI e que permaneceram no Brasil, o singular Real Gabinete Português de Leitura, pelo acervo e a arquitetura manuelina preciosa, e o Museu da Imagem e do Som, com o melhor acervo musical e de imagem  do país.

A arte religiosa, importante no Brasil, tem igrejas de referência em Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, mas é no Rio que estão as mais ricas e presentes na nossa história, especialmente no centro da cidade, no padrão das principais capitais do mundo católico europeu. Temos, inclusive, a antiga Sé, que guarda fragmentos dos restos mortais de Pedro Álvares Cabral, onde foi coroado o Rei de Portugal D. João VI e nossos dois imperadores, e realizados seus casamentos e os da Família Imperial.

Aqui, no Rio, foi fundada e tem sede a Academia Brasileira de Letras, que está a um passo de recuperar sua carioquice com a eleição de Ricardo Cravo Albin. E o admirável Instituto Histórico e Geográfico do Brasil, onde tinha assento o Imperador D. Pedro II e muito bem instalado em prédio inaugurado, quando do sesquicentenário da independência, pelo presidente Emílio Médici. A Academia Imperial de Medicina, hoje Nacional, a Fundação Oswaldo Cruz, os centros de pesquisas e tecnologia do sector eléctrico e da Petrobras, o modelar Instituto Militar de Engenharia e a Escola Naval. É um Rio que precisa ser lembrado e valorizado.

Os palácios da nossa história estão todos aqui, o Tiradentes, o Pedro Ernesto, o Museu do STF, o Paço Imperial, o Catete, o Itamaraty, a Casa de Rui Barbosa, Laranjeiras e Guanabara, o Teatro Municipal e as modernas casas de espetáculos, todas de grande porte e bem equipadas, o mundialmente famoso Maracanã, totalmente modernizado para a Copa de 2014.

No caso do Rio, o património cultural, artístico, arquitectónico, religioso e musical, é fonte de empregos, de turismo de qualidade, de orgulho para todos. Para completar, a rede hoteleira é de alta qualidade  e a gastronomia contemporânea tem muitas opções. O litoral norte, com Búzios e Cabo Frio, e o sul, com Angra dos Reis e Paraty, estão entre os melhores destinos de sol e mar do Brasil, tudo a pouco mais de duas horas do Rio.

E ainda por cima tem Corcovado, Pão de Açúcar, Copacabana, Floresta da Tijuca e Jardim Botânico. E  o Jockey Clube, deslumbrante, as margens da Lagoa Rodrigo de Freitas. É demais para ser ignorado pelo trade turístico! ■