Os famosos debates do Clube dos Pensadores, dinamizados por Joaquim Jorge, regressam ao Hotel Holiday Inn, de Gaia, no próximo dia 13. O primeiro convidado de 2017 é Júlio Machado Vaz.

“O Envelhecimento e o Sexo” é o tema do primeiro debate a ser promovido pelo Clube dos Pensadores em 2017. Terá lugar no Hotel Holiday Inn, em Gaia, pelas 21h30m da próxima segunda-feira, dia 13. A entrada é livre.

Ainda recentemente o Clube dos Pensadores recebeu, num dos seus debates, o investigador Sobrinho Simões, que abordou o tema “A Nova Medicina”. O aumento da esperança de vida foi um dos aspectos mais focados nesse encontro – daí que o tema “O Envelhecimento e o Sexo” tenha surgido como sequência natural.

Júlio Machado Vaz

Ninguém melhor do que o Prof. Doutor Júlio Machado Vaz, lente universitário, médico-psiquiatra e sexólogo, para abordar o tema. A fase do envelhecimento é caracterizada por mudanças fisiológicas, emocionais, sociais e de aparência física, mas (apesar da normal diminuição da produção de hormonas sexuais) isso não quer dizer que não se possa continuar a ter uma vida sexual activa. É importante o esclarecimento de dúvidas sobre como lidar com alterações da vida sexual, evitando situações de mal-estar ou que precipitam o fracasso de uma relação.

Este tema de arranque para 2017 escapa à política ‘tout court’ (embora não escape, mais latamente, às políticas oficiais de saúde), depois de em 2016 os debates terem incidido, maioritariamente, sobre aspectos da vida pública portuguesa. O Clube dos Pensadores recebeu no último ano a ex-candidata presidencial Marisa Matias, o eurodeputado centrista Nuno Melo, o economista Daniel Bessa, a líder do CDS Assunção Cristas, o economista e político Rui Rio, o presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, a “coordenadora” do BE Catarina Martins, o ex-líder do CDS, Manuel Monteiro, e o líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro.

Foi a 7 de Março de 2006 que em Gaia se realizava pela primeira vez um debate do Clube dos Pensadores. O convidado desse dia foi Vicente Jorge Silva, jornalista fundador do “Público” e ex-deputado. Debatia-se “A comunicação social e os políticos”. Pelo sofá do Clube passaram, nos últimos onze anos, muitos convidados, entre políticos, desportistas, artistas e cientistas. Não há líder da oposição que se preze que não passe por lá: em 2011 foi Pedro Passos Coelhos, em 2015 foi António Costa…

O denominador comum de todos os debates é o biólogo e professor Joaquim Jorge, organizador dos encontros e fundador do Clube dos Pensadores.

Joaquim Jorge

No próximo Sábado, Joaquim Jorge poderá sentir-se como “peixe noutro aquário”, ao participar num debate subordinado ao tema “Queremos ser governados por profissionais de sucesso ou por dependentes da política?”. Ele, que está habituado a conduzir os debates do Clube dos Pensadores, terá desta vez de ser o moderador de uma troca de impressões bem politizada, que terá lugar no Orfeão de Matosinhos, pelas 21h30m, e em que participarão ainda Narciso Miranda, ex-presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, e Pedro Caetano, membro da Comissão Nacional do Partido Socialista.

ARTIGOS SIMILARES