O Clube dos Pensadores está de regresso, e convidou Paula Teixeira da Cruz, antiga ministra da Justiça, para estar presente na apresentação/debate do livro “DEMOCRACIA mudança”, da autoria de Joaquim Jorge, fundador do Clube dos Pensadores, que se realiza dia 18 de Setembro (segunda-feira), pelas 21h30, no Hotel Holiday Inn em Gaia.

“Preocupa-me muito o sistema político português e a forma como se faz política em Portugal.” Afirmou o autor, que explica que a sua motivação para ter escrito esta obra é fazer “alguma coisa pela cidadania e dar o meu humilde contributo pensando um pouco na política e prestando-lhe alguma atenção”, notando que, infelizmente, a corrupção e a desresponsabilização política parecem hoje ser algo “normal e natural”.

A obra, que será publicada pela Quinta Império Editora, incide sobre o facto que, nas palavras do seu autor, “o sistema político precisa de mudança”. A ser feita, essa mudança constituiria numa “nova lei dos partidos políticos”, bem como uma “nova lei do financiamento dos partidos” e “novas leis eleitorais”, pois, segundo Joaquim Jorge “a democracia não consiste unicamente em votar. Votar é uma condição necessária, mas insuficiente, para a democracia. Votar é uma maneira muito pobre de intervir”.

Paula Teixeira da Cruz, antiga ministra da Justiça, marcará presença, visto que o autor considera que desde que assumiu a pasta que “houve uma mudança de paradigma”, visto que terá “exigido uma separação efectiva entre a justiça e a política” que já resultou naquilo que há alguns anos era “impensável”: a detenção de um ex-primeiro-ministro que agora é arguido em vários processos.

“Com a bravura, tenacidade, denodo e estoicismo desta Mulher esbateu-se a ideia que há uma justiça para ricos e outra para pobres. A justiça deve ser única e deve ter como primado a igualdade de todos perante a lei” disse Joaquim Jorge, notando, no entanto, que ainda “vivemos num país que carece de princípios morais para condenar os infractores” onde “a corrupção floresce graças à tolerância de pessoas que rodeiam o corrupto, pensando em beneficiar dessa situação, e de seguida, fazer os seus negócios”. Acima de tudo, diz o fundador do Clube dos Pensadores, “não há democracia sem justiça”, e é um dos temas abordados no seu novo livro.

O Clube dos Pensadores celebrou este ano o seu 11º aniversário, tendo já realizado 114 debates sobre política e outros temas importantes para a sociedade portuguesa. Presentes já estiveram figuras como Marcelo Rebelo de Sousa, actual Presidente da República portuguesa, mas também Pedro Passos Coelho, António Costa, Rui Rio, Catarina Martins, Assunção Cristas, Daniel Bessa, Manuel Monteiro, Luís Montenegro e Nuno Melo, entre muitas outras figuras nacionais.

COMPARTILHAR