Caos no Brasil e na Venezuela deixam portugueses em perigo

Caos no Brasil e na Venezuela deixam portugueses em perigo

0 593

A convulsão por que passam o Brasil e a Venezuela – onde temos enormes colónias de emigrantes – estão a deixar muito preocupados os portugueses. Só do lado do Executivo da ‘geringonça’ é que o silêncio parece ser a regra, mesmo quando se começam a perder vidas e propriedades.

No caso do Brasil, o último a “estoirar” na passada semana, a confusão é total. O ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso sugeriu que a renúncia pode ser o melhor caminho para o actual Presidente Michel Temer, se este não conseguir explicar de forma convincente as acusações que vieram à tona, e que FHC avaliou como “gravíssimas”.

Recorde-se que o Presidente Michel Temer é alvo de graves acusações após a divulgação, pelo jornal ‘O Globo’, na noite da passada quarta-feira, de que teria dado aval a uma suposta operação de compra de silêncio do deputado e ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha.

Segundo o jornal, os irmãos Joelho e Welles Batista, do grupo JBS, investigados em desdobramentos da Operação Lava Jato, negociaram uma “delação premiada” (isto é, um “perdão de culpa” como recompensa por denunciarem os seus cúmplices) e entregaram aos investigadores uma gravação em que Joelho conta a Temer que pagava a Eduardo Cunha e a Lúcio Funcionar uma mesada na prisão para ficarem calados. O Presidente Temer então teria respondido: “Tem que manter isso, viu?”.

  • Leia este artigo na íntegra na edição impressa desta semana.