Rio ‘força’ regionalização do PSD

0
1019

MARTA BRITO

O novo líder do PSD tenciona apostar forte na regionalização do País. E vai começar por querer “regionalizar” o partido!

Rui Rio sempre foi a favor da regionalização, tendo evitado o tema durante a campanha das directas. Compreende-se: a regionalização é um tema muito polémico na sociedade portuguesa, que em Novembro 1998 foi alvo de um referendo. Neste, a regionalização foi rejeitada por mais de 60 % dos votos expressos, apesar de não ser vinculativo por se ter verificado uma abstenção superior a 50%.

Mas Rio já estava a pensar em formatar o PSD a esse seu objectivo. Assim, na reorganização que pretende levar por diante, o novo presidente ‘laranja’ decidiu que as tradicionais distritais irão coexistir com secções temáticas nacionais, que quer criar. E é aqui que regressa o gérmen da regionalização, pois estas secções temáticas nacionais poderão ter a sua sede em diferentes cidades, para além de poderem ser replicadas pelas distritais que assim o entenderem.

Recorde-se que Rui Rio fez campanha eleitoral nas directas do partido – onde defrontou Santana Lopes – sem nunca ter falado neste seu projecto para uma nova orgânica do PSD, e o seu anúncio surpreendeu a esmagadora maioria de militantes e dirigentes.

  • Leia este artigo na íntegra na edição impressa desta semana.