Portugal começou a circular pela direita há 90 anos

1
5317

Vasco Callixto

A “mudança de mão” na circulação automóvel, em 1928, acompanhou a tendência política da época. Nem faltaram sacerdotes que, a pedido do Conselho Superior de Viação, aproveitavam a missa para aconselhar os paroquianos: “vão pela direita”…

Desconhecerão por certo as novas gerações, que no tempo dos nossos avós se circulava pela esquerda em Portugal. E não foi a bem mais recuada transição tracção animal/tracção motorizada que alterou a situação.

Quando os primeiros automóveis vieram para o nosso País, a partir de 1895, em matéria de trânsito, alinharam com as carroças e as galeras e todos os veículos davam o lado direito da via para os mais apressados seguirem o seu destino.

Veio a ser numa época em que o automóvel já tinha os seus créditos firmados como veículo transportador, que em Portugal se entendeu por bem seguir o exemplo da maior parte dos países da Europa. E há 90 anos – que dentro de dias se completam – a partir de 1 de Junho de 1928, todos nós, portugueses, passámos a circular pela direita.

Curioso será lembrar que, na mesma época, além da mudança de circulação, também no nosso País se processou uma mudança política. A esquerda era passado e a “ordem do dia”, espalhada de Norte a Sul, era “PELA DIREITA”.

  • Leia este artigo na íntegra na edição impressa desta semana.