Brexit: no reino de Sua Majestade, a incerteza

0
568

Enquanto o dia 27 de Março se aproxima rapidamente, ninguém sabe o que vai acontecer no Reino Unido. À cautela, os outros países europeus preparam planos de contingência. Portugal também.

“Brexit: no reino da incerteza” é um dos muitos títulos de jornal que se podem fazer numa altura em que o futuro é cada vez mais imprevisível. Face à incógnita sobre o que se passará no Reino Unido, os países da União Europeia estão a assumir planos de contingência. Portugal não foge à regra e as medidas do Plano de Preparação e Contingência aprovadas pelo Governo, em Janeiro, para “minimizar os efeitos e as consequências para as empresas decorrentes da saída do Reino Unido da União Europeia”, foram já publicadas em Diário da República.

A resolução publicada identifica “as medidas de preparação e de contingência em matéria de agentes económicos, empresas, investimento e turismo que o Governo português se propõe adoptar, necessárias para minimizar os efeitos decorrentes da saída do Reino Unido da UE” (‘Brexit’), lê-se no documento.

A primeira medida indicada é a criação de uma Linha Específica de apoio para as empresas com exposição à saída do Reino Unido da UE, com um montante global de 50 milhões de euros e “susceptível de ser reforçado em função da procura efectiva”.

• Leia este artigo na íntegra na edição em papel desta semana já nas bancas